quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015


SIMPATIA OU EMPATIA?
As palavras simpatia e empatia existem na língua portuguesa e estão corretas. Embora parecidos, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Ambos contribuem para um bom desenvolvimento das relações humanas, mas são conceitos distintos. Simpatia é o que nós sentimos em relação aos outros ou o que transmitimos para os outros. A empatia é tentarmos entender os outros, termos a capacidade de ver e compreender a realidade através dos olhos dos outros. A simpatia tem como objetivo estar com o outro e agradar e a empatia tem como objetivo conhecer e compreender. 
E nós vendedores, qual destes conceitos devemos manter em nosso arsenal? Ahá, essa é fácil: Mantenha os dois!
    Tenha simpatia para aproximar os seus clientes, fazer com que eles não se sintam intimidados a te procurar. Converse, escute, sorria, saia um pouco (um pouco!) do aspecto de negócios e veja seu cliente gostar mais de você; isso é simpatia!
    Mas falar a mesma língua que o cliente, conhecer a fundo o gosto pessoal e as necessidades do seu cliente, isso é empatia! É pensar como ele, falar como ele e ver com o ponto de vista dele! Faça isso e terá a preferência daqueles que atender!
    Por isso é importante exercitar e manter tanto a simpatia quanto a empatia, pois com a primeira você atenderá mais clientes, e com a segunda você os fidelizará!

Nenhum comentário:

Postar um comentário