sexta-feira, 13 de março de 2015

CRM - A FERRAMENTA QUE AUMENTA AS VENDAS!

Imagine que você pudesse armazenar todas as informações do seu cliente (lembrando que DADOS são diferentes de INFORMAÇÕES), suas preferências, o nome da esposa dele, do cachorro, os lugares para onde ele já viajou, a cor favorita...
Imagine também que tudo o que seu cliente te pedisse (e as tarefas relacionadas a isso) fosse programado para acontecer automaticamente, na data certa.
E imagine também se você pudesse controlar cada etapa do seu processo de vendas, sem deixar nada atrasar, esquecer, ficar pendente ou não ter resposta.
Dentro disso tudo, pense em como seria bom poder saber, estatisticamente falando, qual a sua melhor área e etapas de atuação na venda.

Imaginou? Pois tudo isso existe, e chama-se CRM (Custom Relationship Management) ou Gerenciamento de Relacionamentos Personalizado.

Porque isso é tão importante?
Tio Dan explica: Historicamente falando, o mundo viveu duas grandes eras comerciais e está entrando em uma nova Grande Era, começando com a Revolução Industrial que deu início à primeira grande era:
- A Era da Produção: Quem tinha a maior capacidade de produção, vendia mais e dominava o mercado. Ficou obsoleta porque ao longo dos anos até mesmo pequenas empresas conseguiram se industrializar, comprar máquinas e produzir em escala suficiente para oferecer preços competitivos

- A Era da Qualidade: Com o mercado capaz de produzir em larga escala, os clientes começaram a procurar aqueles que ofereciam os produtos e serviços com maior qualidade, sendo esse o grande diferencial entre produtores e prestadores de serviços. O preço tornou-se fator secundário, pois clientes preferiam um produto bom do que um produto barato. Também tornou-se obsoleta porque as facilidades tecnológicas, controles de qualidade e selos como o ISO equipararam grandes e pequenos num mesmo patamar de qualidade, ou seja, esse quesito deixou de ser diferencial e passou a ser OBRIGAÇÃO de quem quer firmar-se no mercado.

E enfim estamos entrando na Terceira grande Era: A Era do Atendimento, em que conseguimos produzir muito, também com qualidade, e o que é diferencial entre empresas é o ATENDIMENTO! Nunca se investiu tanto em facilitar o acesso ao atendimento, à qualificação dos atendentes, em processos de atendimento, em padronização e humanização...
Nunca se falou tanto em comunicação direta e nunca na história deste país (e do mundo) o fator ATENDIMENTO foi tão determinante para (mais que a sobrevivência) o sucesso dos empreendimentos.

Portanto, ter informações privilegiadas e de fácil acesso ao seu cliente é sim um diferencial. Pesquisas de opinião para formatação de produto/serviço é sim diferencial.
Conhecer e otimizar o processo de vendas é sim diferencial.
Ser mais ágil e eficaz do que a concorrência é sim diferencial.

Entenda que:
- Seu cliente quer agilidade no atendimento. Ele quer ligar, pedir e receber, sem ter que esperar.
- Seu cliente espera ser especial, único, e quer ter vantagens exclusivas.
- Seu cliente não quer ter que depender de um único vendedor para ter um bom atendimento. Ele não quer contar ao novo vendedor o seu histórico, não só de compras, mas de vida.

E o CRM te oferece a possibilidade de ter controle sobre o processo de venda em todas as suas etapas, desde a abordagem, proposta, negociação até o fechamento. É qualidade total no atendimento!
É você tendo números reais e não manipulados te informando seus pontos fortes e fracos.
É saber quantos clientes se interessaram na sua oferta, quantos você foi capaz de fechar e porque os outros não compraram de você!

Entender o seu sucesso é fácil, afinal você tem números e mais números te dizendo quando e como você vendeu...
Mas e o que você NÃO vendeu? Somente compreendendo o que você DEIXOU DE GANHAR é possível tomar uma atitude estudada e baseada nessa compreensão que fará você reduzir essas perdas e otimizar vendas! E isso é... CRM!

Existem várias opções no mercado... procure a que mais te agrada e...

BOM SUCESSO PRA VOCÊ!!!
Edit: me perguntaram qual o CRM que eu uso. Eu uso o NECTAR CRM da Colmeia Soluções, pra quem quiser conhecer (tem uma versão free) é só acessar: nectarcrm.com.br

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