AS VENDAS DE HOJE SÃO MAIS DIFÍCEIS!
Porquê?
Vender bem nunca foi fácil. Para ser um vendedor viral e campeão de vendas, o candidato deve ter requisitos e preparações constantes e das mais diversas, visando abranger o maior número de possibilidades e conhecimentos, tudo isso sem perder o sorriso no rosto.
Mas temos acompanhado que cada dia mais, a dificuldade no processo de vendas pessoa a pessoa, quer dizer, estabelecendo uma relação direta entre Vendedor e Cliente, tem crescido! E não, não há nada que possamos fazer para mudar essa realidade, o jeito, então, é nos adaptar e achar novas formas de oferecer nosso produto e melhorar a vida de nossos clientes.
Portanto, fiz uma lista com as 5 grandes dificuldades do vendedor moderno, para você refletir e encontrar a sua solução.
1 - A internet
Imagine uma loja que oferece os produtos no conforto do seu sofá, onde você pode ficar quanto tempo quiser, olhar, olhar de novo, pegar opiniões de outros clientes, comparar com outras lojas e até outros produtos... Essa loja fica aberta 24 horas, 7 dias por semana e nenhum vendedor fica te ligando para te oferecer produtos que você não tem interesse.
Essas são as lojas de internet, os famosos e-commerce, e são preferência de 60% da população mundial, segundo a TechnoBuy, instituto de pesquisa americano que estuda tendências relacionadas à tecnologia. Os pagamentos podem ser feitos por cartão de crédito, em transações seguras, e o produto pode chegar até mesmo no dia seguinte ao clique de compra. Você vendedor, tem melhores condições?
2 - A era da Qualidade acabou
Há pouco tempo, qualidade era o diferencial das empresas, os processos produtivos eram muito caros e somente grandes setores conseguiam produzir produtos "de primeira". Mas hoje, com os avanços tecnológicos e a forte concorrência entre as empresas que geram essas tecnologias, ficou mais fácil e muito mais barato produzir bons produtos. Resultado: Qualidade deixa de ser diferencial e passa a se tornar OBRIGAÇÃO para quem quer sobreviver no mercado.
Então, o que é diferencial? Nos últimos 10 anos, o diferencial é o Atendimento, que inclui: a agilidade dos serviços, a atenção dispensada ao cliente, as commodities que agregam valor ao produto final, a qualificação do atendimento e, principalmente, o relacionamento com o cliente.
Se você ainda oferece produto, reveja seus conceitos: passe a oferecer VANTAGENS!
3 - Seu cliente sabe o que quer
Resolva o problema. Quantas vezes ouvimos isso nas palestras e cursos de venda espalhados mundo afora? Sim, o que todos queremos é ter nossos problemas solucionados, claro... mas nossos clientes deixaram de ser desinformados sobre seus problemas; muito pelo contrário, as empresas estão cheias de consultores, análises de processo, medidores, gráficos, relatórios... ufa! que apontam onde estão os problemas e principalmente como resolvê-los. Temos que parar de encarar nosso cliente como uma criança que não sabe do que precisa. Temos que ajudar o cliente a comprar, e não querer mais bancar o consultor! Hoje somos ajudantes, auxiliares, secretários, assistentes que estão ali para indicar a melhor OPÇÃO e não a SOLUÇÃO.
4 - O Nível da Concorrência é muito bom.
Você pode ser preparado, mas sempre terá um concorrente que está melhor que você! Se entendermos isso, deixaremos de sonhar em dominar o mercado e aprenderemos a ganhar dinheiro fazendo a diferença no atendimento ao nosso cliente. Para isso, precisamos de um estudo profundo de mercado para conhecer nossos pontos fortes e fracos, assim como os mesmos pontos da concorrência e oferecer aos nossos privilegiados clientes as vantagens únicas de comprar conosco.
5 - Situação Financeira
Ninguém sai por aí dizendo que tem dinheiro. Ninguém paga o primeiro preço pedido. Se perguntarmos, em qualquer época, todos sempre estão passando algum tipo de "aperto" financeiro. Mas os indicadores de mercado apontam para um esfriamento no comportamento dos consumidores, e isso afeta o todo, ou seja, desde a indústria até o consumidor final, todos são prejudicados pelo medo de comprar, ou melhor, o medo de GASTAR. E esta é a palavra chave. Seu cliente não está gastando, ele está INVESTINDO.
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