quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015


SIMPATIA OU EMPATIA?
As palavras simpatia e empatia existem na língua portuguesa e estão corretas. Embora parecidos, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Ambos contribuem para um bom desenvolvimento das relações humanas, mas são conceitos distintos. Simpatia é o que nós sentimos em relação aos outros ou o que transmitimos para os outros. A empatia é tentarmos entender os outros, termos a capacidade de ver e compreender a realidade através dos olhos dos outros. A simpatia tem como objetivo estar com o outro e agradar e a empatia tem como objetivo conhecer e compreender. 
E nós vendedores, qual destes conceitos devemos manter em nosso arsenal? Ahá, essa é fácil: Mantenha os dois!
    Tenha simpatia para aproximar os seus clientes, fazer com que eles não se sintam intimidados a te procurar. Converse, escute, sorria, saia um pouco (um pouco!) do aspecto de negócios e veja seu cliente gostar mais de você; isso é simpatia!
    Mas falar a mesma língua que o cliente, conhecer a fundo o gosto pessoal e as necessidades do seu cliente, isso é empatia! É pensar como ele, falar como ele e ver com o ponto de vista dele! Faça isso e terá a preferência daqueles que atender!
    Por isso é importante exercitar e manter tanto a simpatia quanto a empatia, pois com a primeira você atenderá mais clientes, e com a segunda você os fidelizará!

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

AS VENDAS DE HOJE SÃO MAIS DIFÍCEIS!
Porquê?

    Vender bem nunca foi fácil. Para ser um vendedor viral e campeão de vendas, o candidato deve ter requisitos e preparações constantes e das mais diversas, visando abranger o maior número de possibilidades e conhecimentos, tudo isso sem perder o sorriso no rosto.
    Mas temos acompanhado que cada dia mais, a dificuldade no processo de vendas pessoa a pessoa, quer dizer, estabelecendo uma relação direta entre Vendedor e Cliente, tem crescido! E não, não há nada que possamos fazer para mudar essa realidade, o jeito, então, é nos adaptar e achar novas formas de oferecer nosso produto e melhorar a vida de nossos clientes.
Portanto, fiz uma lista com as 5 grandes dificuldades do vendedor moderno, para você refletir e encontrar a sua solução.

1 - A internet
     Imagine uma loja que oferece os produtos no conforto do seu sofá, onde você pode ficar quanto tempo quiser, olhar, olhar de novo, pegar opiniões de outros clientes, comparar com outras lojas e até outros produtos... Essa loja fica aberta 24 horas, 7 dias por semana e nenhum vendedor fica te ligando para te oferecer produtos que você não tem interesse.
    Essas são as lojas de internet, os famosos e-commerce, e são preferência de 60% da população mundial, segundo a TechnoBuy, instituto de pesquisa americano que estuda tendências relacionadas à tecnologia. Os pagamentos podem ser feitos por cartão de crédito, em transações seguras, e o produto pode chegar até mesmo no dia seguinte ao clique de compra. Você vendedor, tem melhores condições?

2 - A era da Qualidade acabou
     Há pouco tempo, qualidade era o diferencial das empresas, os processos produtivos eram muito caros e somente grandes setores conseguiam produzir produtos "de primeira". Mas hoje, com os avanços tecnológicos e a forte concorrência entre as empresas que geram essas tecnologias, ficou mais fácil e muito mais barato produzir bons produtos. Resultado: Qualidade deixa de ser diferencial e passa a se tornar OBRIGAÇÃO para quem quer sobreviver no mercado.
    Então, o que é diferencial? Nos últimos 10 anos, o diferencial é o Atendimento, que inclui: a agilidade dos serviços, a atenção dispensada ao cliente, as commodities que agregam valor ao produto final, a qualificação do atendimento e, principalmente, o relacionamento com o cliente.
    Se você ainda oferece produto, reveja seus conceitos: passe a oferecer VANTAGENS!

3 - Seu cliente sabe o que quer
     Resolva o problema. Quantas vezes ouvimos isso nas palestras e cursos de venda espalhados mundo afora? Sim, o que todos queremos é ter nossos problemas solucionados, claro... mas nossos clientes deixaram de ser desinformados sobre seus problemas; muito pelo contrário, as empresas estão cheias de consultores, análises de processo, medidores, gráficos, relatórios... ufa! que apontam onde estão os problemas e principalmente como resolvê-los. Temos que parar de encarar nosso cliente como uma criança que não sabe do que precisa. Temos que ajudar o cliente a comprar, e não querer mais bancar o consultor! Hoje somos ajudantes, auxiliares, secretários, assistentes que estão ali para indicar a melhor OPÇÃO e não a SOLUÇÃO.

4 - O Nível da Concorrência é muito bom.
     Você pode ser preparado, mas sempre terá um concorrente que está melhor que você! Se entendermos isso, deixaremos de sonhar em dominar o mercado e aprenderemos a ganhar dinheiro fazendo a diferença no atendimento ao nosso cliente. Para isso, precisamos de um estudo profundo de mercado para conhecer nossos pontos fortes e fracos, assim como os mesmos pontos da concorrência e oferecer aos nossos privilegiados clientes as vantagens únicas de comprar conosco.

5 - Situação Financeira
     Ninguém sai por aí dizendo que tem dinheiro. Ninguém paga o primeiro preço pedido. Se perguntarmos, em qualquer época, todos sempre estão passando algum tipo de "aperto" financeiro. Mas os indicadores de mercado apontam para um esfriamento no comportamento dos consumidores, e isso afeta o todo, ou seja, desde a indústria até o consumidor final, todos são prejudicados pelo medo de comprar, ou melhor, o medo de GASTAR. E esta é a palavra chave. Seu cliente não está gastando, ele está INVESTINDO.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015


ENTREVISTAS DE EMPREGO
Como se destacar?

1 - Currículo:
- Deve ser verdadeiro, mas elabore as informações detalhadamente.
- Tente passar suas opiniões sinceras nas questões subjetivas, saia do padrão atual de sempre responder "sou dinâmico e proativo".
- Sempre inclua foto, de preferência digitalizada (ou seja, não bote um clip segurando uma foto 3x4).
- Preencha calmamente e com letra legível;

2 - Na entrevista:
- Vá apresentável em acordo com a imagem da empresa. Se o estilo da empresa for mais social, use terno e gravata (homens)/ terno feminino (mulheres); caso seja uma loja esportiva, use uma vestimenta que induza o seu entrevistador a pensar que você é adepto de esportes, e assim faça de acordo com a empresa que deseja lhe contratar.
- Não fique nervoso (ou ao menos não demonstre isso!).
- Tente fazer o seu entrevistador falar um pouco, e repita as informações que ele soltou, mas usando outras palavras, assim haverá uma empatia maior.
- Não aceite ofertas muito abaixo do seu patamar, pois isso pode ser uma estratégia para ter um bom profissional por um custo muito pequeno
- Mas também não se supervalorize. Pesquise o mercado e veja a realidade dos salários de cada setor, e faça sua proposta em acordo com isso. Não é porque você é UltraSuperDupper Mestre das Galáxias que o seu contratante poderá lhe pagar cinco vezes mais.
- Fale sempre em trabalho em equipe, somar para a empresa, cortar custos e organizar, pois esses termos são os preferidos das equipes contratantes.

E BOM SUCESSO PRA VOCÊ!!! Deixe seu depoimento nos contando como foi a entrevista!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

QUEM SE COMUNICA, VENDE!

Não é apenas falar e ouvir. Se trata de Entender, Identificar, Buscar Resposta e Emitir.
ONDE:
- ENTENDER é mais do que ouvir, mas colocar-se no lugar do seu cliente, sentir a real necessidade apresentada.
- IDENTIFICAR trata-se de transformar todos os desejos e anseios daquela abordagem em uma palavra ou frase, e dizer isso em voz alta: -"Então o que você quer é (tal coisa)?" - Essas confirmações deixam seu cliente mais confortável e seguro.
- BUSCAR RESPOSTA é elaborar mentalmente a apresentação do seu produto, aquilo que resolverá o desejo do seu cliente.
- EMITIR nos fala de sair da posição de ouvinte e dizer rapida e objetivamente os benefícios do seu produto/serviço.